sexta-feira, 20 de abril de 2018

Consciência e Punição



As atitudes infelizes que estejas tomando contra os outros, não serão uma forma inconsciente de autopunição?

Não estarás desejoso de desencadear processos de autofagia, como quem quisesse fazer desmoronar a própria vida?

Caminhando, deliberadamente, para o erro, não estarás querendo destruir tudo que construíste?

Não será um processo de insatisfação íntima?

A tua rebeldia manifesta contra os que convivem contigo, na realidade não será uma revolta contra ti mesmo?

Não estarás provocando suicídio moral?

Esperavas de ti tanto assim?!

Este nunca será o caminho da superação.

Reconsidera, admite os atavios da própria personalidade e recomeça.
********************************
Irmão José 
  Carlos Baccelli   
"Vigiai e Orai"


MENSAGEM DO ESE:
O orgulho e a humildade


Que a paz do Senhor seja convosco, meus queridos amigos! Aqui venho para encorajar-vos a seguir o bom caminho.

Aos pobres Espíritos que habitaram outrora a Terra, conferiu Deus a missão de vos esclarecer. Bendito seja Ele, pela graça que nos concede: a de podermos auxiliar o vosso aperfeiçoamento. Que o Espírito Santo me ilumine e ajude a tomar compreensível a minha palavra, outorgando-me o favor de pô-la ao alcance de todos! Oh! vós, encarnados, que vos achais em prova e buscais a luz, que a vontade de Deus venha em meu auxílio para fazê-la brilhar aos vossos olhos! 

A humildade é virtude muito esquecida entre vós. Bem pouco seguidos são os exemplos que dela se vos têm dado. Entretanto, sem humildade, podeis ser caridosos com o vosso próximo? Oh! não, pois que este sentimento nivela os homens, dizendo-lhes que todos são irmãos, que se devem auxiliar mutuamente, e os induz ao bem. Sem a humildade, apenas vos adornais de virtudes que não possuís, como se trouxésseis um vestuário para ocultar as deformidades do vosso corpo. Lembrai-vos dAquele que nos salvou; lembrai-vos da sua humildade, que tão grande o fez, colocando-o acima de todos os profetas.

O orgulho é o terrível adversário da humildade. Se o Cristo prometia o reino dos céus aos mais pobres, é porque os grandes da Terra imaginam que os títulos e as riquezas são recompensas deferidas aos seus méritos e se consideram de essência mais pura do que a do pobre. Julgam que os títulos e as riquezas lhes são deferidas; pelo que, quando Deus lhos retira, o acusam de injustiça. Oh! irrisão e cegueira! Pois, então, Deus vos distingue pelos corpos? O envoltório do pobre não é o mesmo que o do rico? Terá o Criador feito duas espécies de homens? Tudo o que Deus faz é grande e sábio; não lhe atribuais nunca as idéias que os vossos cérebros orgulhosos engendram. – Lacordaire. (Constantina, 1863.)
************************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VII, item 11.)

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.