quarta-feira, 1 de março de 2023

O significado da vida



Na grande mole humana, cada pessoa dá, à vida, um significado especial.

Esta objetiva a aquisição da cultura; essa busca o destaque social; aquela anela pela fortuna; estoutra demanda o patamar da glória...

Uma quer a projeção pessoal; outra anseia pela construção de uma família ditosa, cada qual empenhando-se mais afanosamente para atingir o que estabelece como condição de meta essencial.

Tal planificação, que varia de indivíduo, termina por estimular à luta, à competição insana, ao desespero.

Conseguido, porém, o que significou como ideal, ou reprograma o destino ou tomba em frustração, descobrindo-se irrealizado ou vítima de saturação do que haja conseguido sem plenificar-se interiormente.

*
A vida, entretanto, possui um significado especial, que reside no autodescobrimento do homem, que passa a valorizar o que é ou não importante no seu peregrinar evolutivo.

Este desafio se torna individual, unindo, sem embargo, no futuro, os seres numa única família, que entrelaça os ideais em sintonia perfeita com a energia que emana de Deus e é o élan vitalizador da vida.

*
Os meios da tua sobrevivência orgânica emulam-te para avançar ao encontro da finalidade da existência.

O azeite sustenta a chama, porém a finalidade desta não é crepitar, mas derramar luz e aquecer.

Enquanto não te empenhes, realmente, na busca da tua realidade espiritual, seguirás inseguro, instável, sem plena satisfação.

*
Todas as aquisições que exaltam o ego, terminam por entediar.

A maneira mais eficiente para o cometimento do real significado da vida, é a experiência do amor.

Amor que doa e liberta.

Amor que renuncia e faz feliz.

Amor que edifica, espalhando esperança e bênçãos.

Amor que sustenta vidas e favorece ideais de enobrecimento.

Amor que apazigua quem o sente e dulcifica aquele a quem se doa.

*
O amor é conquista muito pessoal que necessita do combustível da disciplina mental e da ternura do sentimento para expandir-se.

*
O significado essencial da vida repousa, pois, no esforço que cada criatura deve encetar para anular as paixões dissolventes, colocando nos seus espaços emocionais o divino hálito, o amor que se origina em Deus.

🍄🌿🍄
Do cap. 11 do livro Momentos de Meditação, de Joanna de Ângelis, obra psicografada pelo médium Divaldo P. Franco.
🍄🌿🍄

MARÇO

Eu vi um moinho.
Ventava forte e suas pás giravam rapidamente. Quando o vento amainou, as pás pararam de girar, porque seu movimento dependia totalmente do vento.

Eu ouvi as palavras:
Coloque sua segurança não nas coisas desta vida, mas sim em Mim, que sou a fonte de todo poder e força que existem dentro de você.

🍄🌿🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌿🍄

01 de março

Aguarde um milagre.

Aguarde que milagre após milagre aconteça e não os limite de modo algum.

Quanto mais aberto você estiver, melhor, porque então não haverá nada bloqueando o fluir das Minhas leis, porque milagres são simplesmente Minhas leis em ação.

Flua com essas leis e qualquer coisa pode acontecer! Veja a perfeição de Meu plano se desdobrando.

Não há pressa.

Quando algo se desdobra, pode ser depressa, mas com um enorme sentimento de paz e serenidade, sincronicidade e precisão perfeitas.

Não tenha medo de nada, porque não há nada a temer quando sua fé e confiança estão em Mim.

EU ESTOU em você, portanto, veja a perfeição de Meu plano acontecendo dentro e fora de você.

Tudo começa no interior e abre caminho para o exterior; não deixe que nada atrase o processo. Deixe que tudo aconteça e aposse-se do novo céu e da nova terra.

🍄🌿🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌿🍄







 


🍄🌿🍄

Mensagem do ESE:

A paciência

7. A dor é uma bênção que Deus envia a seus eleitos; não vos aflijais, pois, quando sofrerdes; antes, bendizei de Deus onipotente que, pela dor, neste mundo, vos marcou para a glória no céu.

Sede pacientes. A paciência também é uma caridade e deveis praticar a lei de caridade ensinada pelo Cristo, enviado de Deus. A caridade que consiste na esmola dada aos pobres é a mais fácil de todas. Outra há, porém, muito mais penosa e, conseguintemente, muito mais meritória: a de perdoarmos aos que Deus colocou em nosso caminho para serem instrumentos do nosso sofrer e para nos porem à prova a paciência.

A vida é difícil, bem o sei. Compõe-se de mil nadas, que são outras tantas picadas de alfinetes, mas que acabam por ferir. Se, porém, atentarmos nos deveres que nos são impostos, nas consolações e compensações que, por outro lado, recebemos, havemos de reconhecer que são as bênçãos muito mais numerosas do que as dores. O fardo parece menos pesado, quando se olha para o alto, do que quando se curva para a terra a fronte.

Coragem, amigos! Tendes no Cristo o vosso modelo. Mais sofreu ele do que qualquer de vós e nada tinha de que se penitenciar, ao passo que vós tendes de expiar o vosso passado e de vos fortalecer para o futuro. Sede, pois, pacientes, sede cristãos. Essa palavra resume tudo.

🍄🌿🍄
– Um Espírito amigo. (Havre, 1862.)
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🍄🌿🍄

CONSERVA O MODELO


Conserva o modelo das sãs palavras.” – Paulo. (2ª Epístola a Timóteo, 1:13.)

Distribui os recursos que a Providência te encaminhou às mãos operosas, todavia, não te esqueças de que a palavra confortadora ao aflito representa serviço direto de teu coração na sementeira do bem.

O pão do corpo é uma esmola pela qual sempre receberás a justa recompensa, mas o sorriso amigo é uma bênção para a eternidade.

Envia mensageiros ao socorro fraternal, contudo, não deixes, pelo menos uma vez por outra, de visitar o irmão doente e ouvi-lo em pessoa.

A expedição de auxílio é uma gentileza que te angariará simpatia, no entanto, a intervenção direta no amparo ao necessitado conferir-te-á preparação espiritual à frente das próprias lutas.

Sobe à tribuna e ensina o caminho redentor aos semelhantes; todavia, interrompe as preleções, de vez em quando, a fim de assinalar o lamento de um companheiro na experiência humana, ainda mesmo quando se trata de um filho do desespero ou da ignorância, para que não percas o senso das proporções em tua marcha.

Cultiva as flores do jardim particular de tuas afeições mais queridas, porque, sem o canteiro de experimentação, é muito difícil atender à lavoura nobre e intensiva, mas não fujas sistematicamente à floresta humana, com receio dos vermes e monstros que a povoam, porquanto é imprescindível te prepares a avançar, mais tarde, dentro dela.

Nos círculos da vida, não olvides a necessidade do ensinamento gravado em ti mesmo.

Assim como não podes tomar alimento individual, através de um substituto, e nem podes aprender a lição, guardando-lhe os caracteres na memória alheia, não conseguirás comparecer, ante as Forças Supremas da Sabedoria e do Amor, com realizações e vitórias que não tenham sido vividas e conquistadas por ti mesmo.

“Conserva”, pois, contigo, “o modelo das sãs palavras”.

🍄🌿🍄
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Pão Nosso
🍄🌿🍄

FRUSTRAÇÃO


Perdoem-me, se insisto: angustiar-se pelo bem que não se consegue concretizar é uma prova para o espírito, uma prova diferente que o faz sofrer quanto mais consciente ele se revela.

O homem tem criado um mundo de empecilhos ao seu progresso espiritual; são as necessidades supérfluas de que nos fala O Evangelho Segundo o Espiritismo [de Allan Kardec]...

Já de manhã, se coloca de pé, com inúmeros problemas imediatos a serem resolvidos – problemas que, na maioria das vezes, não concorrem para o desenvolvimento de suas qualidades intrínsecas.

Para ele, a solução seria valer-se das ocupações materiais, que o absorvem quase integralmente, para expandir-se intelectual e moralmente.

Como, por exemplo, aproveitaria o tempo na fila do caixa de um banco, num engarrafamento de trânsito ou providenciando conserto para as coisas que se danificam dentro de casa?

O dia costuma ser curto para as exigências e requisições da existência humana na Terra.

Poucos são os que, com disciplina, conseguem estabelecer horário para a leitura de um bom livro, pois, quando não se veem enredados nas tramas da luta pela sobrevivência, estacionam horas e horas diante de um aparelho de televisão, condicionando o pensamento e a emoção pela pauta dos programas que pouco ou nada lhes acrescentam.

A matéria em função do espírito e não o espírito em função da matéria – eis o sentido que devemos fazer que prevaleça em nossa movimentação cotidiana.

Entre a alimentação, os cuidados físicos, por vezes, indispensáveis no combate ao excesso de peso, a higiene e os momentos de refazimento através do sono, quanto tempo quase que consagrado, com exclusividade, ao corpo!

Relega-se o espírito a plano secundário, não lhe priorizando as necessidades, e, em consequência, deste Outro Lado da Vida, ele se sente frustrado diante da Verdade, que voluntariamente ignorou.

🍄🌿🍄
Espírito Spartaco Ghilardi
Carlos Baccelli
Obra: Ao Tarefeiro Espírita
🍄🌿🍄

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.